NIEPCTS2.png

Membros do NIEPCTS

 

 

 

Quem Somos

 

O Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em CTS (NIEPCTS) nasceu em 2006 como um grupo de trabalho do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, dentro da linha de pesquisa Formação de Professores. Trata-se de uma das linhas do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Ensino-Aprendizagem e Construção do Conhecimento, vinculados ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que tem como líder a Prof.a Dr.a Maria Delourdes Maciel.


O NIEPCTS foi criado a partir do convite que recebemos para participar do Projeto Iberoamericano de Avaliação das Atitudes Relacionadas com a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade (PIEARCTS), um projeto de investigação cooperativa internacional, coordenado pelos Professores Dr. Ángel Vázquez Alonso e Dr.a Maria Antonia Manassero, pesquisadores da Universidad de las Islas Baleares, em Palma de Majorca, Espanha, do qual participam diversos grupos de pesquisa pertencentes a distintos países e instituições de línguas ibéricas (espanhol e português), entre os quais o Brasil.


O propósito do PIEARCTS foi agregar países e instituições representadas por seus pesquisadores, preocupados com as questões relacionadas à Ciência, Tecnologia e Sociedade, em especial ao funcionamento e a Natureza da Ciência e da Tecnologia (NdCeT) e as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no mundo atual. Nesse sentido, o objetivo central do PIEARCTS foi avaliar as crenças e atitudes de estudantes e professores de diversos países sobre os temas CTS. O diagnóstico do estado inicial da alfabetização científica e tecnológica de estudantes e professores em temas CTS é um dado essencial para o planejamento dos currículos e para a formação de docentes.

 

A proposta do NIEPCTS é agregar pesquisadores e estudantes (mestrandos e doutorandos) interessados em desenvolver estudos e pesquisas relacionados ao enfoque CTS no currículo, no ensino e na formação de professores. A perspectiva desses estudos focados em CTS, assim como do PIEARCTS, é fundamentalmente educativa e envolve questões centrais da Alfabetização Científica e Tecnológica (AC&T) do cidadão, ou seja, questões consideradas essenciais ao conhecimento que deveria ter um cidadão ilustrado do século XXI e que, por isso, constitui uma linha inovadora na didática de Ciências. Atendendo a perspectiva internacional do PIEARCTS, outros objetivos foram incluídos: promover e afiançar as relações e a cooperação entre investigadores de diferentes países e instituições participantes que compartilham língua e cultura; contextualizar as consequências do estudo para a organização curricular do sistema educacional de cada país e, eventualmente, estender essa metodologia de pesquisa a outros grupos e países, como consequência da disseminação dos resultados obtidos. Esse é, também, um dos objetivos do NIEPCTS, razão pela qual decidimos organizar essa coleção com os resultados dos estudos e pesquisas produzidos pelos seus membros e outros pesquisadores associados.

 

Desde sua criação, há cinco anos, o NIEPCTS vem desenvolvendo uma série de atividades que incluem, além da participação enquanto grupo de pesquisadores associados à pesquisa internacional (PIEARCTS), financiada pelo Ministério de Educação espanhol e pela Organización de Estados Iberoamericanos (0E1), uma pesquisa brasileira, intitulada Ação Brasileira no PIEARCTS, com financiamento do CNPq agregando três instituições de Ensino Superior: Universidade Cruzeiro do Sul, Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro e Universidade Metodista de Piracicaba. Em 2010, a partir dos resultados obtidos no PIEARCTS, fomos convidados a participar de um novo projeto internacional, financiado pelo Programa Iberoamericano de Ciencia y Tecnología para el Desarrollo (CYTED): Enserianza y Aprendizaje Sobre la Naturaleza de la Ciencia y Tecnología (EANCYT ), uma investigación experimental y longitudinal. Dentre os doze grupos de pesquisa participantes desse segundo projeto, o NIEPCTS agregará pesquisadores de outras instituições brasileiras. Paralelamente temos realizado, anualmente, cursos de extensão para graduandos e professores da Educação Básica.

 

Temos orientado, co-orientado e colaborado na elaboração de diversas dissertações sobre o tema, além de projetos de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) na Graduação. Recentemente fizemos uma parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e a Secretaria Municipal de Educação de Divinópolis/MG, para a implantação do enfoque CTS nas escolas desse Município. A partir de um seminário local, com duração de dois dias, envolvendo mais de 150 professores da rede, coordenadores, diretores e Secretaria de Educação do Município, iniciamos um processo de formação continuada para esses professores. Tal evento terá continuidade em encontros periódicos e atividades a distância, com vistas à construção de uma proposta curricular que inclua CTS, como prevê a Legislação, entenda-se por Legislação os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN e PCN+), Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) e outros documentos da Organização das Nações Unidas (UNESCO) e OEI.

 

Temos participado de vários eventos nacionais e internacionais (Portugal, Colômbia, Espanha, México) para divulgação dos resultados de nossos estudos e pesquisas no Brasil e demais países integrantes do PIEARCTS. Tendo em vista o volume da produção acumulada nesses cinco anos e com o objetivo de ampliar as ações formadoras que contemplem a relação CTS no currículo, no ensino e na formação de professores, decidimos divulgar nossos trabalhos por meio desta coleção. Neste primeiro número selecionamos alguns artigos de pesquisadores nacionais e internacionais, relacionados com o enfoque no ensino e na pesquisa CTS.

 


Objetivos do NIEPCTS
Temos por objetivo ampliar estudos, investigações e ações formadoras que contemplem a relação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) no currículo, no ensino e na formação de professores. Não somos um grupo com fins lucrativos. Pesquisamos e estudamos porque acreditamos ser essa nossa vocação e tarefa a ser realizada na Educação, não apenas em Ciências e Matemática, mas também nas demais áreas de ensino.

 


Atividades Semanais
Nossos encontros são realizados na sede do NIEPCTS.

 

 


 


Maria Delourdes Maciel

Graduação em História Natural/Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976); Mestrado em Educação (Supervisão e Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995); Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001); Pós-doutorado em Educação: formação de professores pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Professora Titular I - Quadro Permanente da Universidade Cruzeiro do Sul, onde atua como docente e pesquisadora na graduação e pós-graduação. Experiência profissional na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e Biologia, com os seguintes temas: Currículo, Ensino e Formação de Professores; Ensino de Ciências e Biologia; Didática e Metodologia de Ensino; Recursos Didáticos; Natureza da Ciência e da Tecnologia (NdC&T)/Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no Currículo, no Ensino e na Formação de Professores. É representante brasileira na Diretoria da AIA-CTS (Associação Ibero-Americana Ciência-Tecnologia-Sociedade na Educação em Ciência); Coordenadora do NIEPCTS (Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em CTS); Avaliadora ad hoc das Revistas IENCI (Investigações em Ensino de Ciências), Informática na Educação: teoria & prática; Ciência & Educação; Avaliadora ad hoc SINAES/MEC; Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e do Comitê de Ética em Uso de Animais (CEUA) da Universidade Cruzeiro do Sul; Coordenadora do NAPED-CBS da Universidade Cruzeiro do Sul.

 


Rosiane Resende Leite

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática (2016), Mestre em Turismo e Meio Ambiente (2012), Especialista em Microbiologia (1999) e graduada em Ciências Biológicas (1993) . Experiência em cultivo de fungos. Execução de trabalhos com macrófagos e neutrófilos murinos em interação com esporos fúngicos para dosagem de óxido nítrico. Experiencia em execução de cultura de células de baço, linfonodo e de leishmanias. Foi professora de Biologia no Colégio Tiradentes da Polícia Militar (PMMG)(1993 a 2003); no Colégio Milton Campos da Rede Municipal de Educação (1997 a 2007). Atualmente, além de atuar como professora de Biologia Geral do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais orienta trabalhos de Iniciação Científica no âmbito formal e informal. O âmbito formal refere-se aqueles projetos cadastrados pelas agências de Fomento via publicação de edital cujos estudantes estão cadastrados aqui e informalmente com os estudantes em sala de aula. (Texto informado pelo autor)