NIEPCTS2.png

Membros do NIEPCTS

Maria Delourdes Maciel

Graduação em História Natural/Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976); Mestrado em Educação (Supervisão e Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995); Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001); Pós-doutorado em Educação: formação de professores pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Professora Titular I - Quadro Permanente da Universidade Cruzeiro do Sul, onde atua como docente e pesquisadora na graduação e pós-graduação. Experiência profissional na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e Biologia, com os seguintes temas: Currículo, Ensino e Formação de Professores; Ensino de Ciências e Biologia; Didática e Metodologia de Ensino; Recursos Didáticos; Natureza da Ciência e da Tecnologia (NdC&T)/Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no Currículo, no Ensino e na Formação de Professores. É representante brasileira na Diretoria da AIA-CTS (Associação Ibero-Americana Ciência-Tecnologia-Sociedade na Educação em Ciência); Coordenadora do NIEPCTS (Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em CTS); Avaliadora ad hoc das Revistas IENCI (Investigações em Ensino de Ciências), Informática na Educação: teoria & prática; Ciência & Educação; Avaliadora ad hoc SINAES/MEC; Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e do Comitê de Ética em Uso de Animais (CEUA) da Universidade Cruzeiro do Sul; Coordenadora do NAPED-CBS da Universidade Cruzeiro do Sul.

 


Rosiane Resende Leite

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática (2016), Mestre em Turismo e Meio Ambiente (2012), Especialista em Microbiologia (1999) e graduada em Ciências Biológicas (1993) . Experiência em cultivo de fungos. Execução de trabalhos com macrófagos e neutrófilos murinos em interação com esporos fúngicos para dosagem de óxido nítrico. Experiencia em execução de cultura de células de baço, linfonodo e de leishmanias. Foi professora de Biologia no Colégio Tiradentes da Polícia Militar (PMMG)(1993 a 2003); no Colégio Milton Campos da Rede Municipal de Educação (1997 a 2007). Atualmente, além de atuar como professora de Biologia Geral do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais orienta trabalhos de Iniciação Científica no âmbito formal e informal. O âmbito formal refere-se aqueles projetos cadastrados pelas agências de Fomento via publicação de edital cujos estudantes estão cadastrados aqui e informalmente com os estudantes em sala de aula.

 


Sonia Aparecida Cabral.png

Sonia Aparecida Cabral

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul - SP (2017); Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Cruzeiro do Sul (2014); Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Braz Cubas(1994); Especialista em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (2011) e Especialista em Dança e Consciência Corporal pela FMU (2011). Membro do grupo de Estudos Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Sociedade - NIEPCTS - UNICSUL/SP. Professora titular de cargo do Governo do Estado de São Paulo, e atualmente designada à função de Professor Coordenador de Núcleo Pedagógico (PCNP) de Biologia na Diretoria de Ensino da Região de Mauá.

 


Djalma de Oliveira Bispo Filho.png

Djalma de Oliveira Bispo Filho

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática - FVR (2005), graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Metropolitana de Santos (2008) e mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade Cruzeiro do Sul (2009). Doutor em Ensino de Ciências e Matemática (2012).Professor no departamento de Engenharias da Associação Educacional de Rondônia - UNESC.. Professor Visitante no Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul.Professor da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP), afastado junto a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica da SEE/SP, no departamento curricular de matemática. Avaliador Ad Hoc do Ministério da Educação (MEC/INEP), Elaborador e Revisor Pedagógico de Itens ENADE área Engenharias. Atua em pesquisas nas seguintes áreas: concepções de alunos, AVAs, Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS), formación de los docentes e atitudes CTS. Membro do Núcleo de Estudos CTS da Universidade Cruzeiro do SUl. Pesquisador Junto a Universidad de Islas Baleares España no Projeto Ensino e Aprendizagem da Natureza da Ciência e Tecnologia (EaNCyT).

 


Everton Joventino da Silva.jpeg

Everton Joventino da Silva

Doutorando e Mestre em Ensino de Ciências. Professor de Ciências Físicas e Biológicas e Biologia. Tutor da disciplina de Projetos Integrados do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Alagoas (Maragogi). Pesquisador do NIEPCTS Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Cruzeiro do Sul. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Guarulhos (2004) e é especialista em Meio Ambiente pela Universidade de Mogi das Cruzes (2009) e em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (2012). Tem interesse por temas como CTS, Educação Inclusiva e Aprendizagem Significativa.